Ricos mendigos orgulhosos

quarta-feira, setembro 17, 2014 2 Comentários A+ a-

             Eles estão por ai, jogados pelos cantos, implorando por um trocado, um prato de comida, pedindo uma moeda, perdendo a vida. Batem constantemente em portas fechadas, ignorados por aqueles que têm tudo, enquanto eles não possuem nada. Recebem olhares antipáticos de seres humanos sentados no alto dos seus carros esportes, da sua roupa de marca. Eles pedem ajuda, um pedaço de pão, até um sorriso, uma atenção. Em troca recebem vidros fechados - Não tenho dinheiro, não quero sua bala e muito menos sua atenção. Sentados em seus bancos de couro, em seus carros de luxo, mal olham pros lados, mal notam que estão rodeados por gente que implora uma chance da vida, que nasce lutando contra o destino de não ser ninguém. Humanos afogados em seu egocentrismo, podem morrer sufocados, mas não abrem os vidros, as portas e muito menos o coração. Não têm um trocado pra ajudar ninguém, mas têm para o cigarro, para a cervejinha, para o celular novo da filha mimada e patricinha. Um real eu não tenho, tenho cinquenta, mas tenho pra mim. Meu carro caro precisa de revisão, minha televisão quarenta e duas polegadas já está passada e eu preciso de um Iphone Nova geração. Não tenho tempo para você, estou atrasado para qualquer coisa que seja melhor do que você que mal posso fingir que me importo. Não tenho dinheiro pra matar sua fome, nem um sorriso para matar sua dor. Agora saia de perto de mim que já estou com a consciência pesada. Sinto vergonha desse país que não faz nada, assim como eu. Saia daqui antes que eu sinta vergonha de mim mesmo, por que sou igual a eles, tão certo do meu conforto que não consigo apontar o dedo para o meu próprio orgulho, para as atitudes vazias de quem não tem tempo, de quem não tem nada. Então minha resposta é não, porque pra você eu não tenho dinheiro e muito menos coração.

- Cora.


Texto presente na compilação da editora Casa e Cultura - Histórias que queremos contar.

Textos, frases, crônicas, drama e uma mistura de coisas que só quem sente pode entender. O blog é uma mistura de tudo aquilo que passa na minha confusão mental, um pouco de crítica, um pouco de jogos, um pouco de tudo pra quem pensa em tudo.

2 comentários

Escreva comentários